Avançar para o conteúdo principal

O Poço da Ascensão (Saga Mistborn: livro 2 ) – Opinião (pequeno spoiler do primeiro livro)

Comecei esta saga em setembro do ano passado, comprei o primeiro não só por causa das excelentes opiniões que tinha lido, como também das maravilhosas capas dos livros.
Fiquei bastante cativada e desde então que se tornou numa das minhas sagas preferidas de sempre, e por isso não tardei a comprar o livro “O poço da Ascensão” e “O Herói da Eras – Parte I”.
Apesar de ter comprado logo o livro, ainda demorei um pouco até o ler porque tinha tantos livros à frente, que tinha comprado antes, que só o consegui ler este ano, sendo que o que realmente me fez ler o livro foi o “O Herói das Eras – Parte II” sair amanhã, e eu andava à procura de uma desculpa para o poder comprar.
Esta é uma saga que agarra o leitor logo desde o inicio, não só devido a personagens como Vin e Kelsier, mas também devido à alomância em si, vou passar a explicar.
Este livro passa-se numa terra governada por um homem, o Senhor Soberano, que é visto como um Deus pelos nobres e skaa, que é o povo escravo. Nesta terra existem pessoas “especiais” as quais possuem poderes, podendo haver indivíduos que só possuem um único poder ou, no caso dos nascidos das brumas, todos os poderes. Os nascidos das brumas são considerados uma grande ameaça, muitas vezes tratados como os assassinos, pois como possuem os poderes todos são quase invencíveis.
Existem vários tipos de poderes e cada um tem um metal envolvido, ou seja, temos o caso do peltre em que torna as pessoas bastante mais fortes e que faz com que a dor seja quase insignificante, ou o estanho que amplifica todos os sentidos, como por exemplo tornar a visão bastante melhor e conseguir ver pessoas ou objectos a quilómetros de distância.
Vou ser sincera, no primeiro livro senti-me um bocado perdida ao princípio com todos os tipos de alomância que me eram apresentados, mas com o entranhar da história tudo se torna mais fácil e passa a ser completamente natural.



*SPOILER ALERT (para quem não leu o primeiro livro)*
O poço da Ascensão vai falar sobre o que ocorreu depois da queda do Senhor Soberano e sobre a tentativa de Elend Venture se tornar no rei do povo, tentando fazer com que os skaa comecem a ter maior qualidade de vida. A tarefa de Elend não é fácil, principalmente quando vê a sua cidade rodeada de exércitos, que lhe querem roubar tudo aquilo que conseguiu conquistar.
*Fim do spoiler*


Adorei a evolução de Elend durante o livro, tal como de Vin, a qual começa a tentar perceber-se a si própria e a entender o que realmente significa a amizade. Para mim a minha personagem preferida durante o livro foi OreSeur, um kandra, ou seja, um ser que consegue modificar a sua forma física quando consome os restos mortais de um outro ser vivo. OreSeur foi para mim a minha personagem favorita devido à sua personalidade diferente, que apesar de ser bastante fiel ao seu amo tinha sempre um tom de arrogância na maneira como se expressava.
É uma saga excelente e dou-lhe definitivamente 5*, recomendo vivamente a pessoas que gostem deste género de leituras. Não se vão arrepender.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rules of the Game (Endgame #3) - Opinião

Sabem aquelas trilogias que começam super bem mas vão morrendo pelo caminho? Com o Endgame aconteceu isso. Primeiro livro: Excelente!!!! Segundo livro: Bem até foi fixe mas estava à espera de mais. Terceiro livro: O que raio foi isto?! Não faz sentido nenhum! Este é o último livro da trilogia e senti que foi muita palha e foi um trabalho feito à pressão, o autor simplesmente lhe tinha que dar um final e pronto. Eu tenho um problema com Ficção-Científica eu admito, mas há coisa que têm um princípio, um meio e um fim que quando interligados faz um clique e BOOM brutal, agora isto? Não me fascinou nadinha. Senti que devia ter ficado pelo primeiro, porque esse sim, vale a pena. Uma das partes que mais me tinha fascinado era o facto de com este livro descobrir sítios importantes pelo mundo que me deram vontade de conhecer e as diferentes culturas, mas isso ficou pelo segundo, este só teve porrada e mais porrada, mortes e coisas estranhas que não vou entrar em pormenores porqu

Perguntem a Sarah Gross - Opinião

Tenho este livro desde praticamente a altura em que saiu, mas só agora tive coragem para lhe pegar. Livros muito aclamados metem-me pressão para ler, porque acho sempre que vão ser muito bons mas depois desiludem-me um pouco. Foi mais ou menos o que me aconteceu com esta obra. Não gostei muito do início do livro, senti que havia demasiada coisa fora do contexto do que eu achava que era a obra, segunda guerra mundial, e isso fez com que me sentisse "enganada". Vou passar a explicar. Quando ouvi falar deste livro disseram-me que era sobre a segunda guerra mundial, sim é, mas só se torna realmente um livro sobre o assunto nas últimas 150 páginas do mesmo, até lá não senti praticamente nenhuma ligação com o tema, o que fez com que arrastasse este livro durante dois meses. Não senti qualquer empatia com as personagens até quase o final do livro, e por isso, sendo sincera se não fossem as últimas 150 páginas, que essas sim são brutais, teria dado ao livro umas meras 3*, se

Bibidi Bobidi Books - Book Haul outubro 2018

Sabem uma coisa boa?! Este mês portei-me bem e só comprei 1 livro! Isso mesmo, não leram mal, foi só 1 e consegui acabar de ler 2 do princípio ao fim e acabar um que tinha metido de parte há uns meses. E isto tudo é por culpa do meu lindo kobo que me faz perder a vontade de comprar tantos livros físicos, por isso como podem imaginar o livro que comprei não há em e-book, pelo menos que eu saiba. O livro é então: - "À Beira do Colapso" de B. A. Paris. Li um livro da autora há uns meses, "Ao Fechar a Porta", e adoreeeeeei, devorei-o num instante. Estou ansiosa por lhe pegar, mas tenho medo de me desiludir, porque estou com as expectativas em altas, o que nem sempre é bom.