Avançar para o conteúdo principal

Entrevista: Bruno Martins Soares




Hoje trago-vos algo diferente! Tive uma pequenina conversa com o autor Bruno Martins Soares e trago-vos algumas curiosidades e também novidades sobre o segundo volume do romance T
he Dark Sea War Chronicles (opinião do primeiro volume aqui).


1. Passaram 5 anos desde que publicaste a Saga de Alex 9, o que estiveste a fazer durante este tempo?

BMS: Essencialmente estive a escrever. Foquei-me essencialmente em trabalhar manuscritos. Tenho muita coisa produzida nestes anos, de cinema e televisão a teatro e literatura. Em literatura, para além deste novo The Dark Sea War Chronicles, escrevi ainda outro romance histórico para jovens que não sei quando sairá e finalizei um livro de contos. E estou agora a acabar o primeiro volume de um novo romance, Laura and the Shadow King. Portanto, foram anos de muito trabalho de escrita. Mas não quero voltar a estar tanto tempo sem publicar. O meu plano é publicar pelo menos um romance por ano nos tempos mais próximos, espero não desapontar.



2. The Dark Sea War Chronicles tem um tom e uma atitude muito diferentes de Alex 9. Podes falar-nos disso?

BMS: Sim. DSWC tem um tom mais adulto, mais negro. Julgo que se aproxima mais do tom que me agrada e que quero continuar a usar. Isso não quer dizer que não escreva coisas mais leves, mas este tom mais negro é o meu preferido.  É mais fácil abordar coisas sérias, como o sacrifício, os traumas, a brutalidade da guerra, com um tom mais adulto.

3. Porquê publicar em inglês?

BMS: É sempre difícil publicar ficção científica. E o público scifi português, apesar de ser dedicado e inteligente, não é muito extenso. E para além de não ser muito extenso está também aberto a ler em inglês. Achei que se queria alargar o meu público não o conseguiria fazer em português. Talvez esteja enganado, mas julgo que não. E esta aventura da Amazon é também uma oportunidade de abordar o público de uma forma diferente. Está já a ser uma experiência muito interessante.

4. Como têm sido as reacções?

BMS: As reacções têm sido muito boas. Toda a gente está a gostar da história e das personagens. Já tive centenas de downloads do livro e já consegui vender desde a Austrália aos Estados Unidos, à Índia e ao Brasil. Não posso dizer que seja um sucesso de vendas ainda, mas está a ser muito interessante.

5. Porquê o self-publishing? Como tem sido a experiência?

BMS: Julgo que o self-publishing é o futuro. As editoras não vão desaparecer, mas o seu papel vai ser cada vez mais elitista. Estou plenamente convencido disto. E as editoras vanity vão morrer, estou convencido. Quem é que paga centenas ou milhares de euros para publicar numa editora que não faz marketing nem promove o livro se pode publicar por exemplo numa Amazon quase sem custo? Os direitos recebidos pelos escritores na Amazon chegam aos 70%.  Isso é muito interessante para um autor. Se as editoras não fizerem esforços de marketing pelos seus autores, de que servem, na realidade? Se são os autores a fazerem os esforços de vendas, então mais vale publicarem eles próprios. E o self-publishing não existe apenas para ebooks. O meu livro, por exemplo, está também disponível em forma física, o que é excelente. Acho que é quase obrigatório, hoje em dia, para um escritor, conhecer o self-publishing. É uma alternativa que tem mesmo de explorar. Em breve será comum mesmo para um autor profissional publicar simultaneamente coisas em self-publishing e outras em editoras.

6. Fala-nos deste novo romance, The Dark Sea War Chronicles.

BMS: É a história de Byllard Iddo, um oficial subalterno da Marinha Espacial de Webbur, num sistema solar noutro ponto da galáxia. Os vários planetas deste sistema solar estão em guerra e Byl Iddo irá ter um papel muito importante nessa guerra, que é uma espécie de Segunda Guerra Mundial no Espaço. Acima de tudo, julgo que a história de Iddo é uma história bastante humana, com traumas de adolescência (ele matou o pai num acidente de treino de artes marciais) e intensas histórias de amor. Se Alex 9 era um romance sobre a família, acho que DSWC é um romance sobre o sacrifício. Enfim… Também é um romance sobre a família, na verdade…

7. Mas de outra forma…

BMS: Mas de outra forma.  Alex 9 estava à procura de uma razão de vida, de um lugar onde pertencesse. Iddo, por seu lado, sabe que pertence à Marinha Espacial. O que não suspeita, no entanto, é o que terá de sofrer para honrar esse lugar. Como já disse, é um romance mais negro, mais violento, num certo sentido.

8. Até agora só foi publicado o primeiro volume. Quando é que saem os próximos volumes?

BMS: O segundo volume deverá sair até ao final de 2017 e o terceiro nos primeiros meses de 2018.

9. Então é tudo rápido. Uns atrás dos outros. Porquê?

BMS: Sim. O romance está já escrito até ao fim. Prefiro que as pessoas não esperem pelos outros volumes. Por questões de publicação, promoção e pricing, era importante ter vários volumes. Não compensa, no self-publishing e nos ebooks, ter um romance grande, mais vale ter vários volumes mais baratos. Mas como também não gosto de estar à espera anos pelos volumes de uma série de outro autor, imagino que as pessoas não gostem de estar à espera dos meus volumes. E ao contrário da venda física, na venda online julgo que não compensa esperar muito tempo.

10. E o futuro, como vai ser?

BMS: Bem, como disse, estou agora a acabar o primeiro volume de um romance de scifi pós-apocalíptica que julgo estar a correr bem. Laura and the Shadow King deverá estar pronto a sair na próxima primavera ou verão. Por outro lado, tenho vários outros ebooks a sair. Quero publicar cada vez mais contos, que é algo que gosto de escrever mas que é difícil de publicar. Mais uma vantagem dos ebooks e do self-publishing. A minha intenção é de publicar cerca de um ebook por mês no próximo ano. E também acabei de lançar um blog em língua inglesa chamado Hyperjumping (https://hyperjumpingblog.wordpress.com/ ). A minha intenção é conseguir 100 subscritores nos próximos meses. Convido desde já os teus seguidores para me seguirem também no Hyperjumping. E a ti também, claro!

11. Claro! É sobre o quê?

BMS: É sobre Escrita, Ficção Científica, Fantasia, Filosofia. Acho que as pessoas vão gostar. Tenho estado a trabalhar cada vez mais na teoria e na prática da Escrita Criativa. Tenho estado a dar alguns Webinars Gratuitos sobre o assunto que têm sido bem concorridos. E tenho escrito no site Simetria (https://blog.simetria.org/ ), em português. Gosto desta área e pretendo explorá-la cada vez mais. Claro que continuo ligado ao cinema e aos audiovisuais.

12. E mais romances?

BMS: Claro que sim. Como disse, não quero voltar a estar tanto tempo sem publicar.

13. Só em inglês ou também em português?

BMS: Por mim, quanto mais em português, melhor. Claro que escrevo melhor em português. Sempre que tiver oportunidade de publicar em português, fá-lo-ei. Mas continuarei a escrever e a publicar em inglês, certamente.



Espero que tenham gostado e estejam atentos às novidades a serem publicadas ainda esta semana ;)
Entretanto podem adquirir o primeiro volume de The Dark Sea War Chronicles clicando na imagem abaixo.


Comentários

  1. Obrigado, Iara! Foi ótimo! Bjnh grande! Ah, já agora! O 2ºVol do DSWC sai já no próximo sábado!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Passatempo 2º Aniversário do Blogue - "Não Digas Nada" de Mary Kubica

O blog hoje faz dois anos de existência, mais um ano se passou, cheio de boas leituras e rodeada de boa gente! ^_^
Sei que o ano passado estive muito ausente, por causa da Dissertação de Mestrado, que não me deixava nem sequer respirar, mas prometo que daqui para a frente vou dar o meu melhor para tornar este cantinho cada vez melhor. Tenho algumas ideias que gostava de pôr em prática este ano, por isso esperem novidades nos próximos tempos. Para vos agradecer o apoio decidi realizar um passatempo que vai ter como livro em passatempo "Não Digas Nada" de Mary Kubica, que foi o livro escolhido por vocês na votação que decorreu no facebook.

Não se esqueçam de tomar atenção a todas as regras, pois não queria estar a anular participações como tive que fazer nos passatempos anteriores. Boa sorte!
Sinopse:
Um thriller psicológico intenso e de leitura compulsiva, Não Digas Nada revela como, mesmo numa família perfeita, nada é o que parece.
Tenho andado a segui-la nos últimos dias. Sei onde…

Accio Books - 3º livro fevereiro 2018

Mais uma leitura em andamento. :D Desta vez voltei a um autor que tem sido bastante aclamado por vária gente e que neste caso há razões para isso. Falo de M. J. Arlidge, o autor da série "Helen Grace", série essa que já li 2 livros e vou agora para o 3º, "A Casa de Bonecas". Já ouvi dizer que este de todos é o piorzinho, apesar de continuar bom, por isso baixei um pouco mais as expectativas, talvez tenha sido por isso que demorei tanto tempo para lhe pegar. Em Portugal já foram editados 7 livros do autor, se não estou em erro, e até agora tenho visto excelentes críticas em relação a todos. Só me falta comprar o último livro dele "Mal Me Quer". Tive imensa pena de há dois anos, quando ele veio a Portugal, à Feira do Livro de Lisboa, ainda não ter nenhum livro dele, só comprei depois por isso não têm o rabisco que eu tanto gosto que tenham. Era uma excelente ideia ele voltar cá Topseller! Apesar de já ir para o terceiro livro este mês não me sinto com a me…

Bibidi Bobidi Books - Book Haul abril 2018

Mais um mês passou e finalmente chegaram os tais livros que referi que estava à espera no mês passado. Sabem porque demorou tanto? Ficaram presos na alfândega! --' Passado este enorme pesadelo chamado alfândega chegaram 8 livros cá a casa.... Hmmmm pois, portei-me mal eu sei, mas foi uma promoção maravilhosa em que 8 Hardbacks por 55 euros mais ou menos, todos em ótimo estado, por isso valeu a espera. Os livros foram:
"Nimona" de Noelle Stevenson"Heir of Fire" de Sarah J. Maas"The Eye of Minds" de James Dashner"The Testing" de Joelle Charbonneau"The Young Elites" de Marie Lu"Gilded Cage" de Vic James"The Emperor's Blades" de Brian Staveley"Midnight Thief" de Livia Blackburne Para além destes vieram mais 2 que foram compras feitas a outra leitora, que após os ler vendeu-mos. Os livros são: "Pecados Santos" de Nuno Nepomuceno"Mal Me Quer" de M. J. Arlidge Sendo assim, foram uns 10 …