Avançar para o conteúdo principal

Convergente – Opinião

Fiquei muito desiludida com este livro, estava à espera de muito mais.
Adorei os dois primeiros livros e esperava ler algo parecido com os outros, mas depois da Tris, do Quatro e dos outros todos terem conseguido sair de Chicago senti que a história foi para um local completamente diferente, e que já não estava a ler o mesmo livro.
Achei que o livro teve muita pouca ação, foi demasiado lento e que nunca mais acontecia algo de extraordinário, e que página sim página não havia discussões entre Tris e Quatro, fazendo com que a história em si deixasse de ter tanto impacto, havendo um foco maior na relação dos dois, o que a meu ver, devido a tudo o que se andava a passar em Chicago, não deveria ter sido o foco do livro, era escusado.
Senti que ficou muito por dizer e que a narrativa tinha potencial, mas que não foi muito bem conseguida. Este livro fez-me pensar um pouco sobre o futuro, pois como cientista percebi que algo assim poderá mesmo vir a ocorrer, o que seria uma tragédia, mas sendo o ser humano como é, que só quer saber de si e que os outros não interessam, não acho nada impossível.
Tris sempre se mostrou uma rapariga corajosa e que se preocupa mais com os outros do que com ela própria, tornando-a diferente das pessoas que a rodeiam (apesar disso, digo sinceramente que nunca fui a maior fã dela), e foi mais uma vez o que foi demonstrado nesta narrativa, uma rapariga que vai contra tudo e contra todos para conseguir salvar os que mais ama, sem pensar nas consequências que poderão surgir para ela quando realiza tais atos.
Apesar de ter odiado o final, acho que era o que deveria ser feito, faz sentido depois de tudo o que se viveu com os outros livros, e que não faria sentido ter acabado de outra maneira. Qualquer leitor gosta de finais inesperados e para mim este foi um deles (apesar de ter lido o spoiler antes de ter acabado o livro, e por isso já sabia que ia acontecer --‘).
Gostei bastante também de o livro ser dividido entre Tris e Quatro, permitindo ver os pontos de vista dos dois e perceber o porquê de estarem a fazer as coisas da maneira que estavam.
Como final de uma trilogia, acho que preferia ter ficado pelo segundo livro e não ter lido este, mas pronto é sempre bom acabar uma série, mesmo que o último livro seja um pouco desapontante.
Tenho ainda o livro “Quatro” para ler, que se não me engano são histórias passadas antes de Divergente e são contadas do ponto de vista de Tobias, espero que valha a pena. :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Perguntem a Sarah Gross - Opinião

Tenho este livro desde praticamente a altura em que saiu, mas só agora tive coragem para lhe pegar. Livros muito aclamados metem-me pressão para ler, porque acho sempre que vão ser muito bons mas depois desiludem-me um pouco. Foi mais ou menos o que me aconteceu com esta obra. Não gostei muito do início do livro, senti que havia demasiada coisa fora do contexto do que eu achava que era a obra, segunda guerra mundial, e isso fez com que me sentisse "enganada". Vou passar a explicar. Quando ouvi falar deste livro disseram-me que era sobre a segunda guerra mundial, sim é, mas só se torna realmente um livro sobre o assunto nas últimas 150 páginas do mesmo, até lá não senti praticamente nenhuma ligação com o tema, o que fez com que arrastasse este livro durante dois meses. Não senti qualquer empatia com as personagens até quase o final do livro, e por isso, sendo sincera se não fossem as últimas 150 páginas, que essas sim são brutais, teria dado ao livro umas meras 3*, se...

Rules of the Game (Endgame #3) - Opinião

Sabem aquelas trilogias que começam super bem mas vão morrendo pelo caminho? Com o Endgame aconteceu isso. Primeiro livro: Excelente!!!! Segundo livro: Bem até foi fixe mas estava à espera de mais. Terceiro livro: O que raio foi isto?! Não faz sentido nenhum! Este é o último livro da trilogia e senti que foi muita palha e foi um trabalho feito à pressão, o autor simplesmente lhe tinha que dar um final e pronto. Eu tenho um problema com Ficção-Científica eu admito, mas há coisa que têm um princípio, um meio e um fim que quando interligados faz um clique e BOOM brutal, agora isto? Não me fascinou nadinha. Senti que devia ter ficado pelo primeiro, porque esse sim, vale a pena. Uma das partes que mais me tinha fascinado era o facto de com este livro descobrir sítios importantes pelo mundo que me deram vontade de conhecer e as diferentes culturas, mas isso ficou pelo segundo, este só teve porrada e mais porrada, mortes e coisas estranhas que não vou entrar em pormenores porqu...

Little Moments of Love - Opinião

Conheci estas pequeninas bandas desenhadas na internet e desde então que me apaixonei por este trabalho, por isso mal vi o livro à venda não hesitei em comprar, mesmo sabendo que seria uma junção de todas aquelas preciosidades que já teria visto a circular pelo mundo digital. É impossível não ficar com aquele sorriso estúpido na cara, após ler isto, principalmente se forem como eu e se encontrarem semelhanças com a vossa relação, posso dizer que a Catana é tãoooo parecida comigo que até mete impressão ahah Este livro não é nada mais nada menos do que pequenas ocasiões em que um namorado e namorada se encontram diariamente, momentos fofos mas ao mesmo tempo cómicos. Aqui vos deixo alguns pequenos trechos: Adorei este livro do princípio ao fim, e vou ficar atenta para ver se a autora lança mais algum, pois acho que este vai ser dos livros que vou pegando de vez em quando só para aliviar dos dias mais stressantes. Se ainda não decidiram o que dar este ano no natal aquel...